![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsvJWrWZ-1f2tyuaRuALGJJ5AQygezgtCF_6fs0UKP7Va9wX5aI2vW_9m45HzYkKow4fsUJ307B5ZHHKYttgynn4U7yFTM_C88W7m5nem2PFrfLpwUJuGqUZ2En6zYQLAhcy17_VWAjtz1/s320/DENGUE.jpg)
O QUE É A DENGUE?
Doença de inicio repentino caracterizado por febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, dores musculares e em alguns casos vermelhidão na pele.
Agente Infeccioso: vírus da dengue
Reservatório: homem
Vetor:Mosquito Aedes Aegypthi
Transmissão:picada do mosquito infectado
O Verão está chegando e com as chuvas e o calor o mosquito se prolifera, ele adora água parada e limpa, portanto atenção aos criadouros:
• pratos de plantas
• pneus velhos
• bromélias
• piscinas
• qualquer recipiente que acumula água.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPUWEsDS38wBzUieg4lGqlQBTQ6BandXDMhJaxccJWYSrLcwf54Q3gg2rotZWY2FQv5LOnv1fTDSLINghOKf3UGICg1db5XsCQ8WwNqlkXmQ95mjK7aXT7eUIXzL4TFV23jOepkDWGhw4Y/s400/dengue.bmp)
COMBATE À DENGUE
Cooperativa Educacional Ubatuba
BORRA DE CAFÉ
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra do café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.
O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias. A borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.
Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.
Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água, bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.
Em seu estudo, ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.
A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus,garrafas, latas, caixas d’ água etc.).
"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.
DENGUE HEMORRÁGICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário